terça-feira, março 20, 2012

As bençãos de Deus na caverna de Adulão.

TEXTO BÍBLICO: I Sm 22.1-5
“Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. Dali passou Davi a Mispa de Moabe e disse ao seu rei: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que eu saiba o que Deus há de fazer de mim. Trouxe-os perante o rei de Moabe, e com este moraram por todo o tempo que Davi esteve neste lugar seguro. Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques neste lugar seguro; vai e entra na terra de Judá. Então, Davi saiu e foi para o bosque de Herete”.
INTRODUÇÃO:
A caverna é uma espécie de gruta na rocha que serve de abrigo e de refugio para animais, peregrinos e forasteiros que recorrem para se protegerem de perigos e descansarem de suas árduas, fatigantes e exaustivas jornadas.
Na caminha da vida às vezes recorremos algumas cavernas, quando nos sentimos: esgotados e sufocados comas lutas diárias, quando somos: perseguidos e ameaçados pelos inimigos, e em fim, quanto nos encontramos: inseguros, abatidos, debilitados, deprimidos, desanimados e amedrontados. Procuramos a caverna em busca de refugio e refrigério.
ELUCIDAÇÃO: Davi recorreu à caverna de Adulão para se proteger das constantes perseguições, ameaças e afrontas do Rei Saul que procurava a todo custo destruir sua vida e a sua família, pois sofria de pura inveja da graça e unção que de Deus derramara sobre a vida de Davi.
TEMA: AS BENÇÃOS DE DEUS NA CAVERNA DE ADULÃO
I. A CAVERNA É UM LUGAR DE REFUGIO:
“Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão…”. (I Sm 22.1ª).
Na caverna Davi procurou refúgio e segurança – Deus é o nosso refugio e segurança (Sl 46.1).
Na caverna Davi se escondeu dos inimigos – Deus é o nosso esconderijo (Sl 91.1).
Às vezes é preciso se recuar em Deus para continuar vivendo. Ex: (Moisés).
O próprio Deus em determinadas ocasiões mandou seus servos: Se esconderem. Ex: Elias (I Rs 17.3), e até mesmo fugirem. Ex; José, Maria e Jesus (Mt 2.13)

II. A CAVERNA É UM LUGAR DE RECONCILIAÇÃO:
“… ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele”. (I Sm 22. 1.b).
Na caverna Davi se reencontrou com sua família: (casa de seu pai). (V.1.b).
Na caverna Davi se reconciliou com sua família: (seus irmãos). (V.1.b).
Na caverna Davi cuidou de seus pais: (Pai e mãe). (V.3). (Pv 23.22).

III. A CAVERNA É UM LUGAR DE REFLEXÃO:
“Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que eu saiba o que Deus há de fazer de mim”. (I Sm 22.3b).
Na caverna Davi estabeleceu prioridades em sua vida. (Mt 6.33).
Na caverna Davi procurou a vontade de Deus. (At 13.22).
IV. A CAVERNA É UM LUGAR DE RESTAURAÇÃO:
“Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito” (I Sm 22.2).
Na caverna os desamparados foram acolhidos. Deus é quem nos alivia (Mt 11.28).
Na caverna os enfraquecidos foram fortalecidos e encorajados. (I Pe 5.10).
Na caverna os desanimados foram animados. Deus é quem nos anima. (Jo 16.33).
Na liderança de Davi um bando de fracassados se tornou em um exercito de Valentes e vencedores (I Sm 22.2b). Futuramente se tornaram oficiais, ministros e governadores do Reino de Israel. Davi entrou sozinho na caverna, mas ao sair saiu com um exército de valentes.
Conclusão: Não podemos esquecer que as cavernas, assim como os vales e desertos da vida não são permanentes e sim temporários. Portanto, saiba que por mais pedregosos que seja os vales, por mais extensos que seja os desertos, e por mais sombrios que seja as cavernas, são apenas lugares de passagens, não são e jamais será o estado definitivo de nossas vidas, mas sim momentos de aprendizados, amadurecimento e crescimento. Para a gloria de Deus!
Aprendo nas escrituras sagradas que o homem pode entrar na caverna por diversos motivos. Porém, Deus sempre o tira da caverna por um motivo só, sua maravilhosa e abundante graça. A graça de Deus ao nosso favor jamais será em vão.
Davi entrou na caverna por medo das perseguições do rei Saul, mas Deus enviou o profeta Gade para encorajá-lo a sair da caverna. (I Sm 22.5). E começar a viver o tempo de conquista.
Pr. Sidney Osvaldo Ferreira


Fonte: http://estudos.gospelprime.com.br/as-bencaos-de-deus-na-caverna-de-adulao/#ixzz1pfNjLyDd

Um comentário:

António Jesus Batalha disse...

Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.